A identidade visual da Arcode

O símbolo que representa uma empresa pode até ser abstrato ou ter um significado subjetivo. Porém, na ARCODE consideramos muito importante que a linguagem e o desenho da marca representem efetivamente os valores da corporação, que sua comunicação seja percebida e que tenha sentido tanto para o público como para aqueles que idealizaram o negócio.

E justamente pela importância que damos a essa comunicação, achamos válido explicar a história, o simbolismo e os porquês da criação do desenho da nossa própria marca:

O símbolo gráfico: o olho formado a partir de uma espiral

 

O símbolo que representa a Arcode é um olho estilizado. Acreditamos que não poderíamos ter escolhido desenho mais representativo, uma vez que o visual é a base de todo o nosso trabalho, mantendo uma relação direta entre as áreas da comunicação, arquitetura e design. Além disso, o olho é utilizado em diferentes culturas: o olho de hórus (egípcios) é um bom exemplo.

significados existentes no símbolo da arcode300fxw5

Porém, nosso olho tem um detalhe especial: ele é composto a partir de uma espiral, como referência tanto à espiral de Arquimedes quanto à de Fibonacci, ambas importantíssimas na história da arquitetura e do design (clique aqui para saber mais).

Você sabia, por exemplo, que a sequência de Fibonacci é utilizada até mesmo para calcular o tamanho, o espaçamento entre linhas e a proporção entre colunas de uma página?

Inclusive, em nosso símbolo o tamanho dos cílios segue exatamente essa relação proporcional, que está presente em quase tudo na natureza! Além disso, as espirais são figuras que não possuem um limite, da mesma forma que a criatividade com a qual trabalhamos no dia a dia não pode ter fim ou ser limitada.

espirais

 

A tipografia: inspiração do Art deco e uso de fontes modernas

 

Na criação da fonte com a qual se escreve o nome “ARCODE” (uma abreviação de ARQUITETURA, COMUNICAÇÃO e DESIGN) usamos como referência o estilo Art Deco (um movimento de arte e design da década de 30, que combinava sofisticação e ornamentação pontual – clique aqui para saber mais), além das fontes modernas e sem serifas, cujas características predominantes são a simplicidade, legibilidade e proporcionalidade.

Para a assinatura e textos em geral, utilizamos a versão Condensed da fonte Frutiguer, finalizada em 1975 por Adrian Frutiger (mesmo designer que criou a família de fontes Univers) e desenhada originalmente para a sinalização do aeroporto Internacional Charles de Gaull (França).

 

FrutCond_560

 

Além da marca em si, possuímos também um padrão visual complementar: trata-se de uma árvore com jogo de palavras e letras, que está presente em praticamente todas as nossas peças de comunicação, como o fundo do site, os cartões de visitas, os folders, os portfólios, etc. Esse desenho tem por objetivo reforçar a identidade visual, ainda que recentemente tenhamos atualizado nosso material institucional para representar um novo posicionamento da empresa, o que será assunto para um futuro post!

criação de marca e identidade visual para empresas

Esperamos que tenham gostado dos significados e porquês da escolha de cada um dos itens que compõem a marca e a identidade visual da ARCODE. E caso tenham interesse em conhecer o significado de outras marcas, segue um link muito interessante sobre o assunto: super.abril.com.br/20-logos-com-significados-secretos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *