Aproveite o fim das férias para vender mais

O mês de julho é conhecido pelas famosas férias escolares da criançada, que ficam ansiosos pela folga das maçantes tarefas escolares. Este também é um período que muitos pais escolhem para dar um tempo no trabalho e ficar mais tempo com os filhos, aproveitando para viajar ou realizar mais passeios e atividades juntos.

A prioridade volta-se para os pequenos – seja para proporcionar algum tipo de lazer no tempo livre, seja para realizar um curso extracurricular ou mesmo para viajar. Sendo assim, muitas outras atividades que poderiam ser rotineiras nos demais meses do ano podem ser “negligenciadas” pelos pais que suspendem essas atividades para passar mais tempo com os filhos.

Com o mês das férias chegando ao fim, a rotina de aulas e trabalho volta ao normal, e aquelas tarefas habituais que ficaram para segundo plano voltam a fazer parte da rotina da família. E não estamos falando apenas de coisas relacionada à escola (como compra de material escolar, livros,  transporte ou aulas de reforço) – mas também atividades rotineiras que os pais suspenderam para poder chegar mais cedo em casa e passar mais tempo com os filhos.

 

 

Existem muitos exemplos que poderíamos dar – a revisão do carro que ficou para o mês seguinte devido alguma viagem, aquela reforma no jardim que foi adiada para que os pequenos pudessem realizar atividades ao ar livre, aquele curso de atualização profissional que ficou para depois por que o pai queria passar mais tempo com o filho, a aula de pilates que a mãe deixou para o mês seguinte para conseguir chegar mais cedo em casa, etc.

É preciso conhecer o padrão de consumo dos seus clientes para entender como você pode aproveitar essa “retomada da rotina” para oferecer justamente aquele serviço que foi adiado por causa das férias. Em agosto, muitos pais aproveitam para colocar a agenda em dia e organizar o calendário para a segunda metade do ano e sua empresa precisa estar preparada para oferecer o produto certo na hora certa.

Mas como aproveitar o momento para vender mais? Primeiramente você precisa saber qual a jornada do seu cliente – quando ele está mais propenso para comprar seu produto? Como ele procura seus serviços? Que tipo de apelo de marketing você pode usar para lembrar seu cliente da importância do serviço/ produto que você oferece?

 

 

Em segundo lugar, manter um contato constante com os clientes atuais também pode fazer a diferença – seus clientes recebem notícias sobre as novidades da sua empresa? Como funciona seu relacionamento pós-venda? Você oferece vantagens para os clientes recorrentes ou para quem indica seu serviço para outras pessoas?

 

Por último, mas não menos importante – é preciso estar sempre presente na vida dos clientes de uma forma construtiva – você não quer apenas vender, você quer criar um relacionamento, ser uma fonte útil de informação confiável para as pessoas. Afinal de contas, você é um especialista na sua área de atuação, certo? Use este expertise para criar conteúdos interessantes e lembrar seu cliente de como é importante manter a revisão do carro em dia, cuidar da saúde física e mental, manter-se atualizado profissionalmente, fazer aquela dedetização na casa, etc. Manter constante diálogo com seus clientes (através de redes sociais, e-mails, etc.) pode ser o diferencial entre você e seu concorrente na hora da contratação de algum serviço.

 

 

Então, aproveite que as férias estão quase no fim e planeje como você pode abordar seus clientes para aumentar as vendas e tornar sua empresa mais conhecida neste segundo semestre que se inicia.

 


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